terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Livros 2011: "Se Abrindo pra Vida" , "Milionários por Acaso"

Meu objetivo é ler 12 livros e mais uma coleção de manga em 2011.
Como não tinha o hábito de ler, desde o ano passado, busquei metas a serem atingidos, para me estimular e forçar o hábito da leitura.
Ano passado consegui atingir a meta dos meus 10 livros, que postarei em outra oportunidade, e hoje vou postar os meus dois primeiros livros que acabo de ler.
Primeiro livro 2011:
Se abrindo para a Vida - Zibia Gasparetto


Comecei a ler por indicação da Gabi Carvalho- amiga e colega de trabalho - minha companheira da marmita de todos os dias na empresa.
É um livro sobre uma mulher que vive reclamando da vida e da situação atual que encontra a sua família - pobre e sem perspectivas de melhoras, mas que um dia se esbarra com um homem, bonito e educado que a aconselha a assistir suas palestras, na qual aconselha e orienta pessoas sobre como encarar a vida de frente, que tudo é possível, basta acreditar.
Assim, aos poucos, ela vai melhorando sua auto-estima, começa a se cuidar, a não reclamar e buscar por ela mesma, e tentar mudar sua vida.
Mostra como o ser humano é capaz de mudar sua vida, apenas mudando seus pensamentos e acreditando no seu potencial, e ter a coragem de querer mudar!
É um livro um pouco espírita também, mas nada de dar medo.

Segundo livro 2011:
Bilionários por Acaso - A criação do Facebook - Ben Mezrich

Este livro ganhei de aniversário dos meus amigos do Yasuoka Kenjinkai: Sônia, Diego, Shin, Emerson, Wang, Amanda, Renato, Soninha, Leika, Carlos, Kaori, Luciano. Arigato!
Este livro fala sobre a história do surgimento do maior site de relacionamento atual que existe: Facebook.
Criado pelo estudante nerd de Harvard Mark Zuckerberg, num alojamento da universidade, com a ajuda de Eduardo Saverin, conta o porquê resolveram criar o facebook, inicialmente denominado thefacebook, e o desenrolar do crescimento dessa mega empresa, que iniciou com um investimento de mil dólares, e que em outubro de 2010 a empresa chegou a valer US$33,7 bilhões, e tinham 500 milhões de usuários.
Em 2008, a cada semana cinco milhões de novos usuários eram cadastrados.
É interessante também conhecer como é a universidade de Harvard, a divisão dos alojamentos, o perfil dos alunos que estudam nesta universidade. Também é interessante para ver o desenrolar dos relacionamentos entre os envolvidos neste mega empresa, traição? inocência? ganância? paixão? egoísmo? são temas que envolvem a narrativa deste livro.
Lembrando que Mark era desde muito novo, gênio em computação. Antes mesmo de criar o facebook, já tinha sido convidado pela Microsoft, a trabalhar com eles, por um a dois milhões de dólares, por ter criado junto com um amigo, um programa chamdo Synapse, um plug-in para MP3 que criava novos repertórios com base nas preferênciasa do ouvinte. Mas que ele havia recusado. Ele RECUSOU um trabalho de um milhão de dólares! Um milhão de dólares!!!
Sendo um nerd, tinha sérios problemas de relacionar com mulheres. Resolveu criar um site na qual se podiam comparar fotos de duas alunas de graduação e votar na mais gata, e consequentemente a mais linda da universidade. Para isso rackeou dados de todos os alojamentos da universidade e colocou no ar para alguns amigos avaliarem o site. Esse site chamado de Facemash, se espalhou rapidamente pela universidade e para outros ambientes, que acabou causando uma pane no sistema da universidade: 22 mil votos em duas horas. Quase foi expulso da faculdade, e ainda ganhou o ódio das meninas de toda a universidade.
Etc etc etc. Vale a pena conhecer a história da criação de um site que acessamos praticamento todos os dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário